Para a grande maioria das pessoas, a família é a coisa mais importante por ser a base para tudo, para o desenvolvimento do ser humano, para prosperidade, para felicidade, para evolução.

E quem dá valor para estes conceitos, se sente na obrigação em ter um lindo registro de momentos importantes, tanto para ver em vida como para deixar seu legado para seus descendentes, deixar sua marca gravada na humanidade.

Mas quando vai procurar um profissional de fotografia para eternizar um momento mágico de sua vida, não encontra um profissional completo, que consiga misturar os estilos necessários para captar toda esta atmosfera. Aí o trabalho fica sem sentido.

Pensando neste conceito, misturei dois estilos de fotografia completamente diferentes e opostos, mas que estão ligados pelo conceito da família, onde, juntos mostram quem é você e sua família.

Estes dois chamei de insaio e outsaio, um ensaio fotográfico diferente e inovador para família.

O insaio, que considero uma evolução do estilo de fotografia de família lifestyle, mostra como a família é por dentro, sua essência, seu interior, sem direção, sem produção, sem “mentiras”

Para tanto, eu fico 24hrs dentro da casa, registrando o essencial, pois o essencial é o que faz a família, mas ele se torna invisível aos olhos quando entramos numa rotina, por isso é necessário um olhar externo, de preferência de um profissional artístico para extrair o melhor de tudo isso, e você terá como resultado momentos que jamais imaginaria, com um valor inestimável.

Depois fazemos um outro ensaio com toda a produção que você merece, direção, poses, para você ter imagens de quem é você e sua família para o mundo lá fora, a quão forte e poderosa é esta família, como você se mostra para a sociedade, a qual chamo de outsaio.

Aí o ciclo esta completo, você terá um registro verdadeiro e transparente da essência de sua família, e também terá o que há de mais belo que vocês oferecerem ao universo.

Família


Aproveito para passar estas 5 dicas para você ter o melhor resultado no insaio:

1 – Entregue-se: Você tem que se entregar verdadeiramente, não faz sentido fazer pose toda vez que o fotógrafo levantar a câmera, deixe de lado aquela maquiagem para sair bem na foto, dispa-se de todo dogma tanto seu como da sociedade, lembre-se que no final você vai ver quem vc realmente é, e esteja preparado.

2 – Equipamentos: O bom fotografo vai lhe deixa o mais a vontade possível, a minha dica é usar câmera pequena e não ficar o tempo todo trocando de lente. Ter um disparador mais silencioso também ajuda, e se possível, não olhar pelo viewfinder (colocar a câmera na frente rosto) também ajuda as pessoas não perceberem que estão sendo fotografadas.

3 – Discrição: para você fotografo sugiro ser o mais discreto, mas lembre-se, você está lá, e não precisa se esconder, interaja o necessário, se você tentar interagir pouco sendo mais furtivo, as pessoas vão se sentir como estivessem num safari, se interagir demais vais atrapalhar a timeline de acontecimentos, saiba dosar.

4 – Definindo limites: todos os membros da família precisam acertar com o fotografo até onde ele pode ir, existem pessoas mais conservadoras que não se sentem à vontade em trocar de roupa e ter alguém ali fotografando, e existem pessoas que não se importam em estarem nuas. Combinem antes e vão sentido o grau de liberdade durante a sessão.

5 – Macete para determinar limites: Lembra do causo do cachorro que entra na igreja por que a porta estava aberta? Utilize. Por exemplo, vocês podem combinar que se a porta do banheiro estiver aberta, o fotógrafo terá permissão para fazer fotos do banho por exemplo, se você fechar ele não tem permissão de registrar este momento. Todo profissional sério manterá sigilo daquilo se for acertado entre todos.


Família

Image Text

E também 5 dicas para você ter o melhor resultado no outsaio:

1 – Produção mínima: uma maquiagem bem feita é fundamental, lembrando que a maquiagem para fotografia é diferente da maquiagem do dia a dia. Planeje com o fotógrafo, antes do ensaio, as roupas e acessórios que irão levar, seus estilos e cores, quantidade, para ficar bonito, e não faltar nem sobrar.

2 – Produção extra: você pode utilizar da equipe de profissionais de produção e stylist geralmente oferecidas pelos fotógrafos para não se preocupar com roupas e acessórios. E pode também criar cenários para suas fotos.

3 – Direção: aproveite o entrosamento construído entre todos durante no insaio e misture cenas soltas, mas também cenas dirigidas, sejam por ideias do fotógrafo ou de vocês próprios

4 – Busque novos ângulos: utilize da tecnologia para sair do convencional e ter liberdade de fotografar de qualquer ângulo. Se temos um bebê que ainda não sabe sentar sozinho, coloque-o numa posição deitado e fotografe de cima com um drone.

5 – Inclua outras pessoas importantes da sua família: Podes sim trazer quem você considerar importante, seja o cachorro, pais ou sogros.

6 – Dica bônus: aproveite para fazer uma foto para perfil profissional ou para redes sociais. Visto que todos já estão ali, produção, luz, câmeras, faça um bonito retrato de cada um.



Image Text

Image Text

Gostou dessas dicas para misturar dois estilos de fotografia para um ensaio fotográfico diferente e inovador para família?

Então compartilhe com seus amigos