Mais um ano que se passa e a fotografia esta cada vez presente em nossas vidas tornando-se cada vez mais popular e acessível a todos. Quem enxergar oportunidades neste cenário se destacará da multidão.

Muitas vezes ficamos perdidos sobre qual será o rumo da fotografia.

Sebastiao Salgado comentou ano passado que a fotografia morreria nos próximos 20 anos, com errata a posteriori que seria somente a fotografia impressa. Esta informação assustou muita gente visto a autoridade que é Sebastião Salgado.

E eu muito menos prevejo o futuro, mas arrisco algumas tendências de fotografia para o próximo ano baseadas na minha vivencia.

 

Confira as 12 Tendências de Fotografia para 2018

 

1 - A Profissão Fotografo

A Profissão Fotografo

Não a morrerá como previu Salgado, muito pelo contrário, embora as pessoas resolvem suas necessidades de imagem com seus celulares, o profissional sempre estará na frente dos demais, pois sempre estuda mais, tem mais prática, esta por dentro das novidades.

Mas uma coisa é certo meu amigo fotógrafo, você precisará estar sempre se atualizando e cada vez mais, pois hoje todo mundo tem acesso a informação de forma fácil e gratuita.

O fotógrafo profissional terá que, cada vez mais e exponencialmente, acumular funções, tanto de fotografia, como de outras áreas para fazer seu negócio ir adiante, como por exemplo:

  • Produção;
  • Pós-produção;
  • Marketing;
  • Comercial;
  • Atendimento;

Entre outras áreas que uma empresa precisa para sobreviver e prosperar.

Você fotógrafo que reclamou que o ano que passou teve que fazer muita coisa, no próximo ano vai ter que fazer ainda mais.

Esteja a frente de seus concorrentes, lembrando que hoje seu cliente também é seu concorrente pois se você parar no tempo, seu cliente poderá entender de fotografia mais que você.

Por que seu cliente vai lhe contratar, se ele faz fotos melhores que você?

 

2 - Lifestyle

Lifestyle

As pessoas sim querem fotografias lindas e bem produzidas, mas também estão cientes que é preciso ter um registro de como se é por inteiro, verdadeiramente, sem rótulos, sem modismos.

Este estilo ancorado pelo fotojornalismo se torna fundamental para um registro verdadeiro em família.

 

3 - Fotografia de Família

Fotografia de Família

Falando de fotografia de família, este é um segmento que sempre se mantém estável durante o passar dos anos, pois todo pai ou mãe de família quer sempre registrar seus filhos, pelo menos ate seus 12 anos de idade mais ou menos, bem como toda a família reunida.

Mas como temos muitas novidades com relação a estilos e a edição das imagens sendo trazidos para este segmento, ajudará a aquecer a fotografia familiar.

 

4 - Perfil Profissional

Perfil Profissional

Com a grande ascensão das redes sociais, tanto para fins particulares como profissionais, aquela fotografia que precisa mostrar o melhor de quem você é, adquire uma importância muito grande, visto que ela precisa passar diversos conceitos.

Quanto mais a fotografia atrair seu público alvo, melhor, seja,, contatinhos no Facebook e Tinder, até headhunters no Linkedin.

Para tanto, as pessoas cada vez buscarão por serviços profissionais de fotografia, portanto, fotografia de perfil profissional também é tendência de fotografia para o próximo ano.

 

5 - Fotografia de Arquitetura para Imobiliárias

Fotografia de Arquitetura para Imobiliárias

No Brasil, e especificamente em Florianópolis, o setor imobiliário carece em oferecer uma experiência virtual aceitável para seus clientes que buscam imóveis na internet.

Vejo um crescimento acontecendo ainda bem tímido nos últimos 5 anos, com poucas imobiliárias se preocupando em ter imagens de qualidade, mas algumas empresas já se despontam oferecendo um mix de opções visuais para que o cliente entenda melhor como é o imóvel.

Neste mix está incluído, desde fotos bem feitas com o imóvel organizado para isso, fotos 360 graus, tour virtual, drone, planta baixa, entre outros.

O grande beneficio desta experiência visual é que o cliente não tem a necessidade de se deslocar, ganhando muito tempo e gerando muito mais oportunidade tanto para o cliente como para a imobiliária.

Em países desenvolvidos, a muito anos que as fotos dos imóveis são feitas num padrão onde é possível entender como é o imóvel, de maneira fácil e com um custo muito baixo de produção.

Tem muito a ser feito aqui no Brasil.

 

6 - Utilização de Harmonização de Cores

Utilização de Harmonização de Cores

Um conceito importante para atingir uma estética cada vez mais bonita e atraente é saber trabalhar a combinação das cores nas imagens, este link do blog Papo de Homem explica bem como funciona a harmonia de cores.

Vejo que a utilização de cores análogas já são bastante exploradas, e estarão mais em alta ano que vem, pelo fato de ser a mais fácil de se fazer na produção bem como melhorar na pós-produção, gerando menos riscos do se obter um resultado ruim. Quem utilizar outras misturas de cor com sabedoria, com certeza se destacará na multidão.

Lembrando que preto e branco esta sempre em alta.

 

7 - Drone

Fotografia de Drone

O Drone veio para ficar, e mesmo com todas as restrições de segurança para se pilotar este equipamento, ainda tem muito a evoluir.

Ele simplesmente mudou a forma de vermos o mundo e a fotografia.

O fato de não temos mais limites de posição e enquadramento, faz com que conseguimos imagens fenomenais, portanto o crescimento de imagens aéreas continuará aumentando.

As normas e leis ficarão mais rígidas, com razão, mas é tudo questão de nos adequarmos.

 

8 - Fotografia Cada Vez Mais Artística

Fotografia Cada Vez Mais Artística

Os fotógrafos que não entenderem que uma simples fotografia pode ser feita com qualquer celular por qualquer pessoa estará fadado ao fracasso.

Cada vez mais o fotógrafo profissional terá que trazer mais arte para dentro de seus trabalhos, arte no sentido de colocar seu sentimento, sua expressão, sua excelência nas fotos para criar algo único, que nem seu cliente nem seu concorrente consiga fazer, mas que agrade aos olhos de quem vê.

Claro que isto se aplica em tipos de fotografia mais autorais como por exemplo, casamento e books. Trabalhos que precisam seguir uma pauta rígida não aconselho querer “viajar na maionese”.

 

9 - Fine Art

Fine Art

Para os fotógrafos que já estão num nível de fotografia mais alto, seus clientes cada vez mais estarão dispostos a consumir qualidade, e nada como um processo de impressão que valorize durabilidade, exclusividade, arte, individualidade.

Com certeza, o segmento de Fine Art crescerá para os próximos anos.

 

10 - Produção e Pós-produção

Produção e Pós-produção

A fotografia não é somente o momento em que apertamos o botão. Já é de conhecimento de todos que um bom fotografo é feito dos livros que ele lê, filmes que ele vê, viagens que ele faz, cursos que ele participa, experiências que ele tem, entre outros.

Mas o ponto que quero salientar agora é o fato de que cada sessão fotográfica deve ser cada vez mais planejada, estudada, produzida, seja através de estudo de cores citado acima, escolha de locação, produção de roupas e acessórios, enfim, montagem disso tudo para o click.

E quando me refiro a pós-produção, estou falando da edição destas fotos, que precisa ser antes de tudo, muito natural, mas cada vez mais estamos incorporando melhores técnicas e ferramentas (famoso Photoshop) que nos auxiliam a deixar a criatividade fluir.

Quem souber usar destas vantagens com sabedoria, terá mais um diferencial para se destacar.

 

11 - Fotógrafo que Também Filma

Fotógrafo que Também Filma

A única diferença que vejo entre fotografia e vídeo é o fato de foto ser uma imagem parada e vídeo ser uma sequencia de varias imagens paradas, portanto uma existe em função da outra e faz todo o sentido, utilizar o talento do fotografo para produzir vídeos também.

Como os equipamentos atuais permitem fazermos tanto um quanto o outro com qualidade, quem souber se ajustar e trabalhar com os dois terá mais oportunidades de negocio para próximo ano.

 

12 - Cursos de Fotografia

Cursos de Fotografia

Vejo muitos fotógrafos experientes criticando fotógrafos mais novos que dão curso, penso que se tem alguém querendo aprender e alguém tendo algo para ensinar, negocio fechado e todos ficam felizes.

A área do conhecimento é a que mais cresce em tudo o mundo.

Treinamento também é tendência de fotografia para o próximo ano.

 

Bônus - Colaboração

Como ninguém mais consegue fazer tudo sozinho e com qualidade, precisamos de pessoas para nos ajudar.

Mas como a economia atual nos dificulta cada vez mais a contratar pessoas, o modelo desverticalizado de colaboração e parcerias se torna uma alternativa acessível a todos.

Somamos também a sinergia de profissionais com interesses verdadeiros em comum, a colaboração entre profissionais crescera cada vez mais.

 

O que achou sobre estas tendências de fotografia para o próximo ano?

Se você também acredita nestas tendências, compartilhe com seus amigos, se você discorda de alguma, explique nos comentários.